Content marketing x Branded content – Saiba o significado de cada uma das estratégias e suas principais funções

 Em Marketing

14_09_-ii-fw

Apesar de serem parecidas e bastante confundidas no mundo do marketing, elas não são a mesma coisa e tem objetivos diferentes. No post de hoje vamos conhecer o significado de content marketing e branded content e suas principais funções!

 

Content marketing (marketing de conteúdo)

Também conhecido como marketing de conteúdo, o chamado content marketing é uma das principais estratégias de inbound marketing  que consiste na produção de conteúdo de qualidade para um público-alvo definido. Seu foco é atrair uma audiência fiel que tenha também interesse nos produtos/serviços da empresa, e assim fazer com que a estratégia funcione de forma a uma moeda de troca. Em grande resumo, é um conteúdo voltado para o público bem semelhante a um material jornalístico, visando fornecer informações e soluções e assim gerar maior tráfego para seu site e após passar demais pelas etapas do funil de vendas, converter o cliente.

 

Branded Content

Como o termo “Branded” sugere, essa estratégia se refere a promoção de uma marca por meio de conteúdo. Até aí você deve estar pensando que se trata da mesma definição de content marketing, mas eis a diferença: enquanto o content marketing (ou marketing de conteúdo) tem o foco na produção de conteúdo para atrair um público específico, a intenção do branded content é a divulgação da marca. Enquanto o primeiro abrange um conteúdo mais jornalístico já que trabalha com informação, o outro é um conteúdo voltado para a marca, ou seja, trabalha como uma propaganda que divulga a marca por meio de conteúdo.

 

Quando cada estratégia deve ser utilizada?

Ao ler as definições, é muito comum pensar que basta fazer a parte de branded content que está tudo certo, afinal, divulgando a minha marca já estou fazendo minha parte, não é mesmo? Sinto informar que errado! Ambos são importantes e cabe a você filtrar qual a necessidade da sua empresa no momento. A sua marca já é consolidada? Seu público já a conhece? Se a resposta for negativa, sim, você deve promovê-la por meio da estratégia de branded content, já que essa divulga a marca. Se você já tiver uma marca consolidada, mas precisa conquistar e fidelizar clientes, a melhor opção é branded content, já que essa visa atrair o público.

E você, qual estratégia de conteúdo está utilizando na sua empresa?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima! :)

 

Fontes:

http://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/qual-diferenca-entre-content-marketing-e-branded-content/?trace=1519021197&source=home

http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-branded-content/

Artigos recomendados

Deixe um comentário