Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing

 Em Marketing

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O Inbound Marketing é atualmente um dos assuntos mais falados, mas você de fato sabe o que é? No post de hoje iremos esclarecer todas suas dúvidas sobre o assunto!

 

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

O tão falado Inbound Marketing se trata de uma estratégia inovadora de atrair clientes. Para começar a trabalhar com ele, é necessário muitos e muitos estudos sobre o seu cliente! Saber quem são suas personas, atualizá-las com certa frequência, conhecer a jornada de compra  e principalmente suas preferências são essenciais para que sua estratégia seja funcional. Com todas essas informações, produzir conteúdo gratuito para seus clientes e prospect se tornar mais fácil, e o de tudo melhor, realmente funciona!

 

O que há de diferente do “marketing tradicional”?

A principal diferença entre o Inbound Marketing e o marketing considerado tradicional é a forma de vender produtos. Enquanto o marketing tradicional “empurrava” produtos para seus clientes, pensando apenas nas vendas, o Inbound marketing veio para mudar esse conceito, tendo como objetivo despertar o interesse do seu prospect cliente, ou seja, fazer com que ele seja atraído pela sua empresa. No Inbound marketing, o cliente procura você, e não o contrário.


Por que o Inbound Marketing é tão importante?

A primeira vantagem que podemos citar do inbound marketing é que você não será invasivo, afinal, o cliente estará te procurando! Bem diferente de receber telefonemas em horas inoportunas de empresas tentando vender algum produto. A essência do inbound marketing é a moeda de troca: você conhece seus clientes e leads, oferece conteúdo que possa ajudá-lo e quando ele precisar do produto, quem ele escolherá? A empresa que não parece se importar com o cliente ou a sua que tenta sempre ajudá-lo?

 

Os principais elementos do Inbound Marketing

Se você ainda não está trabalhando com o Inbound Marketing deve estar perdendo tempo e dinheiro! Se ao ler esse artigo, seu interesse foi despertado mas ainda não sabe como começar, abaixo seguem algumas dicas dos principais elementos que não podem ficar de fora da sua estratégia de Inbound marketing! São eles:

E-mail: acredite ou não, o e-mail marketing ainda é um dos melhores meios de se converter um prospect em cliente. Afinal, apesar de básico, o e-mail marketing ainda é um dos principais meios de se comunicar com o cliente e se você souber usar o título perfeito, com certeza ele irá se interessar pelo conteúdo. Se você ainda tem dúvidas sobre e-mail marketing, leia esse post.

 


SEO: esse eu nem preciso falar muito, né? O SEO é importantíssimo para que seu site seja encontrado nas buscas do Google. Fique sempre de olho das palavras-chave usadas, meta-description entre outros fatores que possam otimizar a busca!

 


Mídias sociais: não preciso dizer que se você não tem seu espaço das redes sociais, você está perdendo clientes! Não há dúvidas que as mídias sociais são um dos melhores meio de se obter visibilidade, mas para isso você deve saber como usar cada rede social. Entenda melhor cada mídia social e porque você deve estar presente em cada uma delas.


Blog: o blog sem dúvidas será o seu maior aliado no Inbound marketing! Ter um blog com conteúdo voltado ao cliente, ajudando a resolver problemas e tirando dúvidas mas que também te ajudem a converter é uma das melhores estratégias e por vários motivos: o cliente vai notar sua intenção de ajudá-lo e como é interessante para ele, se tornará um leitor assíduo do blog. E é aí que acontece a conversão: o cliente pode começar a ler seu blog como um lead, mas ao notar suas necessidades, estará pronto para a etapa de compra.

 

Algumas estatísticas

Se você leu até aqui mas ainda está com um pé atrás de investir em Inbound Marketing, aqui vão algumas estatísticas que com certeza irão te animar:

– O Inbound marketing é bem mais barato que o Outbound marketing (62% mais econômico)

– Mais da metade das empresas já conseguiram converter um cliente por meio de blog (27%)

– Você sabia que 46% das pesquisas feitas diariamente são sobre produtos e serviços?

 

E aí, você já faz Inbound Marketing na sua empresa?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

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