Blog

Um blog com tudo o que você precisa para o crescimento da sua empresa de turismo

A Jornada do consumidor até a compra

08_04 II.fw Você já deve ter ouvido falar sobre o funil de vendas, certo? Nós já fizemos um post aqui no blog sobre como ele funciona, você conferir clicando aqui. No Funil de Vendas existem etapas, que também são conhecidas como a “Jornada do Consumidor”. No post de hoje vamos trazer um passo a passo dessas etapas que acontecem na jornada do consumidor, ou seja, todo o caminho que seu cliente faz até realizar a compra e como atraí-lo para a frase seguinte. Entenda:

Primeira etapa: descobrindo a necessidade

Na primeira etapa da jornada do consumidor, o seu lead está descobrindo que ele tem um problema ou uma necessidade específica e sua curiosidade sobre isso começa a surgir, porém ele ainda não sabe muito sobre o problema que possui. Vamos a um exemplo mais claro: Maria tem dores de cabeças frequentes, tensão muscular e queda de cabelo. Ela então marca uma consulta médica para descobrir qual o problema que está causando os incômodos. Que conteúdo devo usar para atrair o lead nessa etapa? Nesse momento você precisa chamar sua atenção! Você pode fazer isso por meio de um blog, oferecendo conteúdo gratuito por meio de blogs, redes sociais com posts relevantes etc.  

Segunda etapa: reconhecendo o problema

Partindo para a segunda etapa da jornada, o seu lead já tem consciência de seu problema e começa a fazer pesquisas a respeito. Voltando a nosso exemplo, Maria consulta um médico e seu diagnóstico é estresse. Ela precisa de uns dias fora de sua correria cotidiana para relaxar um pouco, então Maria é recomendada a tirar alguns dias de folga para se desligar de sua rotina, então começa a pensar na possibilidade de viajar. Que conteúdo devo usar para atrair o lead nessa etapa? Agora é importante que você seja claro, apresentando seu produto e suas vantagens e soluções, pois se ele já conhece sua empresa, provavelmente também conhece ou vai conhecer a concorrência. Além dos conteúdos, e-books que mostrem os benefícios de uma viagem são boas opções. Você pode usar chamadas Call To Action para atraí-los! Se você não sabe o que são as Call to Actions, descubra aqui.  

Terceira etapa: considerando a solução

Agora seu cliente já sabe que possui um problema e também já conhece as soluções disponíveis para resolvê-lo. Ou seja, agora Maria sabe que seu problema é estresse e decide viajar para fugir um pouco de sua rotina, começando a pesquisar os pacotes com mais vantagens para programar sua viagem. Que conteúdo devo usar para atrair o lead nessa etapa? Nessa etapa, você tem que mostrar ao seu lead que está ali para ajudá-lo. Você deve claro vender o seu peixe, mas deixe claro que não é apenas um produto a venda e sim a melhor solução para ele. Você pode fazer isso por meio de infográficos, comprovando as afirmações com estatísticas.

Quarta etapa: decisão da compra

Essa é a etapa final da jornada do consumidor! Nesse momento, o cliente já sabe quais são as opções disponíveis que resolverão seu problema e então, efetua a compra. Ou seja, Maria já conhece as opções de pacotes de viagens de várias e empresas e vai escolher qual atende melhor suas necessidades. Que conteúdo devo usar para que o cliente escolha meu produto? Nessa última etapa você tem que provar para o cliente que seu serviço é o melhor! Ele não pode ter dúvidas quanto a isso. Apresente cases de sucesso e depoimentos de clientes para que seu lead se torne (finalmente!) um cliente.   Por hoje é isso, espero que tenham gostado! Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima. :)


8 de abril de 2016 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós temos a confiança dos mais diversos clientes.
Junte-se a eles usando um de nossos serviços e expanda seus negócios
fale conosco