Mídias sociais e o consumidor: Saiba como as mídias sociais irão ajudar a estreitar o laço do consumidor com a sua empresa

 Em Marketing

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Já não é novidade que as redes sociais são influenciadoras de compra e cada vez mais é necessário se aprofundar em estudos de quem está por trás de cada conta, saber seu comportamento e suas preferências para assim poder direcionar melhor sua equipe social media e claro, aumentar as vendas de sua empresa! No post de hoje vamos falar sobre o estudo da professora Sandra Salgado e divulgada pelo Cannaltec. Você pode conferir a matéria completa aqui.

 

Consumidores e as redes sociais

Já é fato que o brasileiro está hiper conectado e não quer perder nenhuma oportunidade e esse novo comportamento causou impactos diretos em muitas empresas. Graças a internet, todos estão a um clique de distância de qualquer informação e não querem esperar para saber mais sobre determinado produto/serviço, se você não está presente onde seu cliente procura informação, a sua empresa não existe. Mídias sociais há muito tempo se tornaram mais do que uma rede para se relacionar com amigos e família, mas também um meio de se fazer pesquisas sobre empresas que nos chamaram atenção, conhecer melhor os produtos e também de fazer negócios e muitas empresas tem notado o retorno que elas podem trazer.

 

Comunicação com o consumidor

Além de funcionar como um meio de divulgação, ou seja, apresentar sua marca ao público, você sabia que as mídias sociais são o quarto meio mais utilizado quando um cliente ou prospect deseja entrar em contato com sua empresa? Segundo dados da pesquisa “Hábitos e comportamento dos usuários de redes sociais no Brasil” feita pela E.life, 66,9% dos usuários acompanham as páginas e perfis empresariais para obter atendimento online. 93,3% curtem fan pages de empresas e 45% começaram a prezar mais determinada marca após curtir sua página no Facebook.

 

Você sabe quem são os prosumers?

Antigamente, consumidor e empresa tinham papéis nitidamente diferentes, mas você já reparou que hoje muitas vezes o chamado prosumer, aquele consumidor que recomenda seu produto/marca ajuda e muito no seu aumento de vendas? O buzz marketing que nasce da recomendação vem ocupando um papel de destaque quando falamos de vendas graças a internet e mídias sociais. Quando antigamente você recomendava um produto para um parente ou amigo, hoje é possível recomendar a um número inimaginável de pessoas por meio de publicações no Facebook, Instagram, resenhas em blogs e também no Youtube. Isso também tem outro lado positivo, já que a divulgação tanto negativa quanto positiva atualmente, as empresas vem trabalhado em otimizações em seus produtos/serviços, evitando feedbacks negativos.

 

O poder das mídias sociais

Apesar de tantos dados apontando os benefícios das mídias sociais para empresas, ainda existem companhias que acreditam que as redes sociais não passam de formas de ser comunicar com pessoas próximas. Para desmentir esse mito, O Grupo de Redes Sociais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas ( EAESP – FGV) verificou o uso de redes sociais a partir do mapeamento de várias instituições. Com base nesse estudo, foi apontado que o uso das mídias sociais pode ser aplicado em cinco diferentes áreas: gerenciamento de reputação, comunicação, operações, análise de tendências e obtenção de receitas.


Se você gostou desse post, leia também por que sua empresa deve estar nas redes sociais  e como acompanhar os resultados das mídias sociais.

Por hoje vou ficando por aqui!

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Abraços e até a próxima. :)

 

Fonte:
http://corporate.canaltech.com.br/materia/redes-sociais/redes-sociais-os-novos-comportamentos-de-compra-e-consumo-70329/

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