O perfil do turista atual

 Em Agência de Viagens, Tecnologia

8_01 II

O mercado de turismo ainda é um dos mais crescentes e que mais movimenta dinheiro no mundo, trazendo inúmeras oportunidades para empreendedores que trabalham com turismo online.

Pensando nisso, o Google solicitou uma pesquisa com 5.000 viajantes assíduos, sendo 3.500 turistas a lazer e 1.500 turistas a negócios, com objetivo de levantar dados do comportamento do turista, saber como escolhe os destinos, as companhias aéreas, local de hospedagem, de forma geral, qual o perfil do turista de hoje.

De acordo com a pesquisa nomeada “A Estrada do Viajante para a Tomada de decisão – Think with Google”, elaborada pelo Ipsos Media CTO, é mostrado que o turista utiliza a internet para tudo! Desde a escolha do destino até todo o planejamento da viagem!

Escolhendo o destino

Quando o viajante ainda não sabe para onde ir, o primeiro lugar que ele busca inspiração é na internet, tanto para o turista de negócios para o de lazer. O Youtube é um dos meios mais utilizados, 80% de todas as buscas de filmes e vídeos sobre viagens são decisores de destinos. Mas ainda assim, não é por esse motivo que você não deve ter conteúdo referente aos destinos no seu site. Como já dissemos aqui , um blog pode gerar muitos leads, e o conteúdo deve abordar temas que o prospect cliente procura. Os destinos então não poderiam faltar! Aproveite essa dica, a chance do viajante escolher a sua empresa pelo conteúdo disponibilizado é grande! É importante lembrar que essa é uma busca de vários dias, então não pense que só ao ler um artigo ele vai escolher o destino indicado, ele precisa ter certeza absoluta que não vai se arrepender. Sempre que possível aborde o tema e sempre ilustre com fotos de boas qualidade.

Planejamento da viagem

Segundo a pesquisa realizada, 80% dos turistas fazem todo o planejamento da viagem em buscas pela internet. Ou seja, ele vai procurar as empresas para reservar e comprar as passagens online. Se sua empresa não tiver um e-commerce rápido e de simples entendimento, como já falamos aqui, provavelmente ele vai optar por comprar com a concorrência. Simples detalhes podem fazer toda a diferença!

 

Uso de Smartphones

O uso de smartphones para pesquisa e compra de passagens aéreas e pacotes de viagens cresceu muito, 67% dos turistas de lazer e 78% dos turistas de negócios  fazem as compras de produtos relacionados ao turismo pelo celular.

Depois que chegam ao destino, os dispositivos móveis continuam presentes! Durante a viagem, a escolha de restaurantes, passeios normalmente são pesquisados em smartphones e tablets. E claro, compartilham várias fotos e vídeos da viagem nas redes sociais.

Esse estudo mostrou o quanto a internet se tornou indispensável na vida de qualquer um, inclusive no setor turístico, e se você não aproveita as oportunidades que ela te oferece, você acabará ficando para trás. Como já citamos aqui, mantenha seu e-commerce sempre atualizado e com fácil navegação, esteja presente nas redes sociais como explicamos aqui e sempre que puder, interaja com o cliente!

Por hoje é isso, deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima.

Artigos recomendados

Deixe um comentário