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4 pontos importantes sobre automação de marketing

16_05 II.fw Você conhece a jornada de compra do consumidor? Ela nunca foi tão complexa como agora! Já é comprovado que o comportamento do consumidor sofreu grandes mudanças dos últimos anos para cá. Antes, o cliente esperava até que os conteúdos chegassem até ele, mas hoje ele vai em busca de informações sobre produtos em diversos meios digitais. Outro dado importante: 60% das decisões de compra acontecem antes do cliente ter contato com o vendedor, segundo a Corporate Executive Board! E para acompanhar as mudanças, as ferramentas de marketing  e as técnicas de vendas devem evoluir junto com o consumidor, por isso a automação de marketing é tão importante! Com a automação do marketing, suas ferramentas auxiliam os profissionais a melhorarem suas estratégias.  

Mas como a automação de marketing pode ajudar na minha estratégia?

A automação de marketing é importante para que sua empresa compreenda melhor o comportamento do consumidor, e a partir disso direcionar melhor suas ações e estratégias. Claro que para ter bons resultados, a ferramenta escolhida para o mecanismo precisa ser utilizada com sabedoria. Conheça alguns itens importantes para que sua estrategia funcione:  

1- Conheça bem a ferramenta que irá utilizar

Muitas empresas ainda não acreditam no no potencial da automação de marketing. Algumas ainda não conseguem explorar bem a ferramenta escolhida e sempre utilizam os mesmos recursos, o que, dependendo do resultado esperado, não irá ajudar. É importante que você pesquise e estude bem a ferramenta que irá utilizar para que tenha proveito máximo para que atinja seus objetivos.  

2 - A importância da nutrição de leads

Você sabia que a estratégia de nutrição de leads é a razão principal pela qual empresas investirem na automação de marketing? Esse são os dados que apontam o estudo da pesquisa da empresa americana Software Advice. Fornercer conteúdo relevantes a seus leads pode fazer uma grande diferença na conversão!  

3 - Tenha uma base de dados poderosa

Nem preciso falar que ter uma base de dados é essencial, não é? Afinal, armazenar dados, conhecer seu lead, estudá-lo e saber o que sua concorrência oferece no momento é o caminho para o sucesso. Conhecendo suas personas a chance de converter seu lead aumenta! Ah, e outra coisa importante: caso algum lead feche com a concorrência, não se desespere! Com o aperfeiçoamento de acordo com as informações coletadas para sua base de dados, nada te impede de oferecer um serviço/produto melhor, fazendo com ele se torne seu cliente futuramente. Quando isso acontecer, sua missão passa a ser fidelizá-lo.  

4- Atendimento humanizado

A automação de marketing veio para otimizar alguns (ou muitos!) processos e tomar decisões que tragam melhores resultados de acordo com os dados apresentados, mas isso não quer dizer que seu atendimento terá que ser robótico. Já falamos aqui no blog a importância de ter um atendimento humanizado, afinal, de nada adianta investir nesse processo se seu cliente pensar que será atendido por uma máquina. Pessoas gostam de lidar com outras pessoas, pois acreditam em empatia! A automação de marketing será uma maneira de auxiliar na sua estratégia, mas entenda que o relacionamento com os clientes precisa de um atendimento humanizado. Essas foram as dicas de hoje! E você, já investe na automação de marketing na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima! :)


16 de maio de 2016 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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