Você sabe quais são os hábitos de consumo do turista brasileiro?

 Em Agência de Viagens, Marketing

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Para entender melhor o comportamento do turista brasileiro, a Panrotas encomendou a pesquisa “Uma atualização sobre os hábitos de consumo e efeito no mercado de viagens”, realizada pelo Data Popular e a apresentada pelo CEO do instituto, Renato Meirelles, que foi bastante otimista, vendo oportunidades para o setor na situação atual.

A pesquisa trouxe dados importantíssimos para quem trabalha no setor e está sentindo os efeitos da crise. Apontamos os principais abaixo!

 

Agências de viagens

Você sabia que 71% dos entrevistados nunca utilizaram os serviços de agências de viagens?

E apenas 13% usam a agência de viagens como principal fonte de informação?

Pois é, está na hora de mudar isso! O seu cliente deve ver sua agência além de um ponto de venda de passagens e pacotes aéreos, e sim como um local que ele pode se informar sem ter a sensação que só querem que ele compre, o que também não é bom para a imagem de nenhuma empresa! Afinal, uma companhia que só preocupa em vender mas não dá auxílio aos clientes não consegue mantê-los por muito tempo. Mostre-se sempre prestativo a esclarecer dúvidas e questionamentos, e prontifique-se a resolver problemas que podem aparecer. Aconselhe, ofereça facilidades de pagamento e não insista se ver que o cliente não se interessou pela proposta.

 

OTAS

Na pesquisa realizada pelo Data Popular foi apontado que 19% dos entrevistados já comprou em agência física, 3% já comprou em OTA e 7% em ambas. As pessoas que compraram em agências físicas as avaliam melhor que as pessoas que compram pela internet. Se você trabalha com agência de viagens online, a sugestão para melhorar esse índice é deixar o atendimento mais humanizado. As vezes uma linguagem um pouco mais informal e dicas de navegação, por exemplo, podem te aproximar do cliente, fazendo com que o usuário não se sinta interagindo com uma máquina, mas entenda que tem uma pessoa por trás do computador.

 

Consumidor exigente

O consumidor de hoje não é o mesmo de cinco anos atrás. Hoje, o seu cliente tem acesso a muito mais informações do que você pode imaginar, tudo a distância de um clique. Como sempre é bom lembrar: bom senso. Nunca tente enganar seu cliente ou manipulá-lo com informações falsas ou promoções que não existem. Além de você perder todo o crédito com o cliente que conquistou, ele ainda pode queimar a imagem da sua empresa! Esteja preparado para lidar com objeções, mas seja sempre transparente e disposto a encontrar soluções que sejam satisfatórias para ambos os lados.

 

Vontade de viajar

Apesar do cenário econômico desfavorável, o brasileiro ainda tem muita vontade de viajar! Sete entre dez brasileiros dizem gostar de viajar, 82% tem entre 18 e 25 anos e 80% são trabalhadores de carteira assinada. Além desses dados, 60% dos entrevistados viajam menos do que gostariam e 73% do povo brasileiro gostam de viajar a lazer. Logo, o que está faltando é motivação. O consumidor quer comprar e você tem o produto! Deixe claro que viajar hoje em dia não é nenhum bicho de sete cabeças, até mesmo pra condições financeiras não tão boas. Converse com os clientes, seja prestativo, tire dúvidas, ofereça facilidades de pagamento! Isso além de te ajudar a concretizar uma venda, irá auxiliar também na fidelização do cliente!

 

Buzz Marketing

Você sabia que o Buzz Marketing, ou marketing boca a boca pode ser mais influente do que buscas na internet? Quando se trata do planejamento de viagens, é um fato, segundo a pesquisa. Por isso, o cliente deve ter a maior experiência de viagem possível! Quando ele estiver entre amigos, ele com certeza irá citar a viagem incrível que fez nas férias, e de como foi bem atendido. Além do que, incentivar o compartilhamento de fotos na viagens e experiências podem ser muito positivos para sua empresa. Afinal, é muito mais confiável acreditar na informação de um amigo do que do site da própria empresa, não é? Nós já escrevemos um pouco sobre marketing boca a boca, você conferir clicando aqui.

 

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado!

Você pode conferir outros posts sobre comportamento do turista clicando aqui  e aqui.

Abraços e até a próxima! :)

 

Fonte: Jornal Panrotas

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