Melhorando a experiência do usuário em seu site de viagens – Parte II
Continuando nossa saga sobre experiência do usuário, vamos conhecer algumas outras maneiras de melhorar esse elemento no site de sua empresa? Ah, se você perdeu a primeira parte é só clicar aqui para ler!
1- Quem é o seu cliente?
Como definir o melhor layout, a linguagem utilizada, as cores e as chamadas Call To Action sem saber quem é o seu cliente ideal? Não há como colocar nenhum projeto em prática sem definir primeiramente seu público-alvo. Como já falamos algumas vezes aqui no blog, saber quem é sua persona e atualizá-las frequentemente é o primeiro passo para qualquer estratégia de sucesso.
2- Fale diretamente com seu público
Como falamos no tópico anterior, seu website deve ser atrativo a seus clientes. Se você fala com um público jovem, com faixa etária de 18 a 25 anos por exemplo, por que usar uma linguagem estritamente formal? O cliente precisa se identificar com o produto para que se sinta seguro e assim partir para a etapa de compra, caso contrário, irá em busca de outras opções. É importante lembrar que tentar falar com todos de maneira universal não é muito funcional, já que sempre haverão empresas especializadas e aquele que tenta agradar a todos no fim acaba não agradando ninguém. Tenha foco no seu cliente!
3- Em que etapa do jornada do consumidor seu lead está?
Você conhece a jornada do consumidor até a compra? Elas não são nada mais que as as etapas do funil de vendas, ou seja, todo o caminho que o cliente percorre a partir do momento que se conhece sua empresa até consolidar a compra. É importante saber em qual etapa seu potencial cliente se encontra para não pressioná-lo e assim perdê-lo, mas do mesmo jeito não perder a oportunidade de vender desde que ele já esteja preparado. Sabendo desses dados, você não irá direcioná-lo a uma página de conversão sabendo que ele acabou de conhecer sua empresa, e sim pode induzi-lo com uma chamada call to action a assinar suas newsletters, por exemplo!
4- Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais são boas maneiras de persuadir seus potenciais clientes a tomarem decisões que sejam boas para ambos os lados, ou seja, você vende seu serviço/produto e ao mesmo tempo ajuda seu cliente a resolver seu problema, e como é bom lembrar, persuadir é diferente de manipular! Alguns dos gatilhos que você pode utilizar são os da urgência e também da escassez. Se você ainda não conhece os gatilhos mentais, leia nosso artigo sobre o tema! Se você curtiu, também tem a parte II.
Por hoje vou ficando por aqui!
E você, o que faz para melhorar a experiência do usuário no seu site?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima! :)